sábado, 25 de maio de 2013

Fábulas lidas

No nosso segundo encontro, dia 25/05/2013, comentamos os livros de fábulas que levamos para casa no encontro anterior. Estes foram os resultados:

A Letícia levou o livro A cigarra e a formiga, que não fala o autor, para casa e comentou sobre a história que apresenta um final em que a cigarra acaba conseguindo passar o inverno e comer na casa das formigas.

A Natália leu o livro Fábulas, do Monteiro Lobato, e gostou muito da fábula O macaco e o Gato, que conta a história do gato que pagava o pato sozinho mesmo com o macaco ajudando. Espertinho esse macaco, hein? A moral é: O bom bocado não é para quem se faz e sim para quem come.

Já eu, Clarice, li as Fábulas de Esopo e escolhi a minha fábula preferida, A raposa e as uvas, que conta a história de uma raposa que fez de tudo para alcançar umas uvas que estavam muito altas e como não conseguiu, ignorou-as e disse que estavam verdes. Mas assim que deu um ventinho foi correndo ver se algum cacho havia caído, o que não aconteceu. A moral é: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.

A Tarsila leu as Fábulas de La Fontaine e escolheu a fábula A rã que queria ser grande como o boi, que conta a história de uma invejosa rã que queria ser grande como um boi, mas acabou explodindo  de tanto se inflar querendo ficar do tamanho do boi.

A Amanda levou umas fábulas do Monteiro lobato e gostou da fábula O homem e a cobra, que conta a história de um homem que acolheu uma cobra em casa, mas a cobra queria matá-lo (cobra mal agradecida). No fim ela acabou morrendo.

A Cíntia, que é mãe da Letícia, leu o livro (Re) Fabulando e escolheu a fábula O veado e a onça, que conta a história de um veado que acabou morando na mesma casa que a onça! É claro que isso não deu nada certo e acabou correndo cada um pro seu canto morar em paz. A moral é: Quem mora com o inimigo, mora no Inferno. E às vezes o inimigo pode ser seu próprio parente, né?

Desculpas por contar meio que toda a história e fim das fábulas, mas eu coloquei os comentários dos sócios do clubinho que leram estes livros.

Até mais!!

Nenhum comentário: